A Lenda de “Gothini” | Terra-reino de Goth

janeiro 07, 2017


"Conta a lenda que em tempos antiquíssimos viveu algures um gigante chamado Goth.

Corria no seu povo a crença da existência de um paraíso na Terra, desejado e inacessível a todos os da sua espécie. Goth ouviu de seus pais que ao nascer uma voz celestial lhes murmurou que ele iria ser o descobridor desse paraíso e lá iria fundar um reino maravilhoso. Goth cresceu e viveu com esse sonho desde pequeno.

Quando deixou a idade juvenil e assumiu a idade adulta, Goth, numa noite de primavera, teve um sonho do qual nunca mais acordou. Viu-se transportado rio acima por uma barca - que uns dizem ser a percursora do ‘rabelo’ ainda hoje usado, até uma terra de muitos montes, indo acostar numa baía voltada para sul onde o rio rebelde se curva com respeito ao sopé de um cenário por ele nunca visto: um anfiteatro, natural, de beleza inigualável.

Então, ouviu na sua mente o seguinte: Goth, eis o “Goth’Ini” e o “Th’Ourus” (que significava na sua língua materna “Terra-reino de Goth” e “Rio de Ouro”, respectivamente…).

Isso aconteceu em dia e ano de que não há memória. E assim se fundou “Gothini”, a Terra-reino de Goth.

Diz ainda a lenda, que enquanto Goth viveu, reinou e administrou o seu reino com justiça e bondade, tornando o seu reino no Paraíso com que o seu povo sempre sonhou.

Nos dias de hoje ainda se costuma ver uma barca ancorada no local onde se acredita que Goth terá desembarcado e que lá se conserva em honra de Goth. Muito perto existe também uma estátua erigida em sua honra pelos seus descendentes e que o eterniza.

Goth morreu de velhice, com cerca de 150 anos, e encontrar-se-á sepultado, segundo dizem, por baixo da estátua erigida em sua honra.

“Gothini” confinava a norte e poente com o Reino de “Penagoyam”, a nascente com um pequeno córrego que serve de fronteia com o reino de “Regula” e a sul com o reino de “Lamecum”, separados pelo “Th’Ourus”."

Nota: O correr dos tempos originou com que os termos originais se fossem alterando para Godim, Penaguião, Régua, Lamego e Douro-Duero.

'Recolha' efectuada por Monteiro deQueiroz | Godim, 2014

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários